sábado, 23 de agosto de 2014

Apontamentos - 23 de Agosto de 2014

- Caso Quaresma?
Lopetegui não há-de ter gostado de alguma atitude do avançado português e pode ter-lhe ganho peteira. Primeiro ficou no banco contra o Marítimo, e depois do português não festejado a vitória em Lille, a mão dura do espanhol fez-se sentir. Nem mensagens cor de rosa no Facebook vão resolver o problema.
Como é natural, Lopetegui só pode dispensar o internacional português porque tem muitas opções no plantel.
Ainda me queria rir, se Quaresma regressava ao Sporting: Nani foi o primeiro.

- Caso Ruben Neves
No lado oposto ao de Quaresma está Ruben Neves. O miúdo português, excepção no panorama de reforços portistas, tem conquistado o seu lugar. Marcou o golo frente ao Marítimo e andou perto de marcar contra o Lille. Hoje será novamente titular. Mais talentoso que Josué, temos dúvidas se irá conseguir manter o nível até ao final da época ou se é motivação de início de época.

- Danilo e Reyes encostados.
Até que enfim alguém com coragem para encostar Danilo. Trata-se de um jogador que foi caro ao FC Porto, mas que deixou muito desejar no ano passado (o mesmo com Alex Sandro). Mas se em 13/14, Fucile era a sombra, neste ano há um talentoso Opare. Faz-lhe bem em ir para a bancada a ver se acorda.
Quanto a Diego Reyes, trata-se de um jovem menino que teve mais dificuldades de adaptação que seria suposto e nem a oportunidade que Luís Castro lhe deu, ele aproveitou. Indi e Maicon estão num nível superior neste momento.

- O regresso de Nani
É de salutar. Nani é um jogador muito talentoso, mas também demasido imaturo. Esse é o seu grande defeito. Em Alvalade, vai ter mais confiança (e menos exigência) e vai jogar na Champions, para quiçá relançar a carreira.
Apesar de em tempos ter recusado voltar a jogar em Portugal (num acto de falta de humildade), a verdade é que teve que dar um passo atrás, para dar dois à frente.
Acarinhado pelos adeptos, será uma mais valia,s e estiver com cabeça no lugar.

- Negócio Rojo.
20 M€ por um jogador que apenas actuou no campeonato nacional e não ganhou nada, mas que brilhou no Mundial de Futebol é um bom negócio. Porém, se havia contrato e compromisso com um Fundo de investimento, não é legitimo o Sporting rasgar o contrato porque lhe convém e dois dias antes do negócio estar feito. Se havia compromissos assumidos e se não foram denunciados no devido empoo, não é justo fazê-lo quando há um negócio prestes a ser concluído.

- As alternativas de Rojo
Saindo Rojo e com a titularidade garantida de Maurício, quais são as alternativas para ser defesa central? Sarr, que actuou frente à Académica, Rabia (grandes expectativas) e Paulo Oliveira (promissor, mas mediano).

- E Slimani?
Se Rojo não jogou frente à Académica, e hoje sabemos que ainda bem. Primeiro porque não se lesionou e não inviabilizou o negócio. Segundo porque permitiu a Marco Silva testar soluções duradouros para a defesa. Falta resolver o problema Slimani. Também castigado disciplinarmente, não se sabe como ficará.
Por outro lado Miguel Lopes voltou. Uma carreira mal gerida que necessita de estabilizar.

- Samaris no Benfica
Se era evidente que o Benfica necessitava de reforços, não se esperava que o grande reforço da época (a seguir a Talisca) custasse logo 10 M€.Ainda assim, o plantel do Benfica não convence., nem está preparado para a exigência da Liga dos Campeões.

- Candeias dispensado
Mais um reforço 14/15 dispensado. porque o contratam?

- Hernâni, Bernard e Tomané dão que falar no V. Guimarães.
Um caboverdiano de 23 anos, um ganês de 22 e um português de 22 são o trio revelação deste início de época. Juntos marcaram 6 golos contra dois adversário muito fáceis (talvez demasiados). Seja como for, somam golos e 6 pontos já estão no bolso. O excesso de confiança pode traí-los no futuro, mas este trio que subiu do Campeonato Nacional de Seniores está a resultar.

- Defesa do Penafiel
Se em 13/14 foi o pilar forte da subida do Penafiel, com 24 golos sofridos em 48 jogos (fantástico!), em 14/15 o registo é desesperante: 6 golos sofridos em apenas 2 jogos. A defesa tem que ser reforçada e no 2º golo do V. Guimarães, houve falhas graves.



- Beira Mar: muitas derrotas consecutivas
Em 6 jogos oficiais esta época, o Beira Mar perdeu 5. Em 13/14 Jorge Neves tinha um plantel muito mais modesto, com muitos jovens da formação e fez um bom trabalho  com resultados aceitáveis. Este ano, a equipa tem muitos brasileiros e com ambições de subida. Os resultados estão a ser o oposto.

- Bernardo estreou-se no Atlético.
Na maanta de retalhos do Atlético, a figura do último jogo foi a menos suspeita: o terceiro guarada redes e ex-júnior Bernardo. Jogou 45's porque o guarda redes titular se lesionou e não sofreu nenhum golo. Numa equipa em construção, as boas soluções podem estar onde menos se espera.

Sem comentários: