quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Campeonato Nacional de Seniores - a análise (Dez 15)

O campeonato Nacional de Seniores está sensivelmente a meio, mas já algumas ãnálises podem ser feitas.
- Modelo de sucesso
Ao centralizar o futebol de terceira linha num único campeonato ganhou a simplicidade e a visibilidade. O crescente aumento de interesse dos media e das assistências bem como as inúmeras contratações no último defeso mostram quão popular é o campeonato.

- Jogos com transmissão televisiva
A partir de Janeiro, serão os jogos do CNS os únicos a ter transmissão televisiva em canais "não premium". A aposta da CMTV vai e está a permitir ter muita visibilidade a este campeonato.

- Um patrocinador exclusivo
A Prio subscreveu os naming rights deste campeonato o que é inédito e beneficia a marca e os clubes com novas receitas.

- Artigos exclusivos nos media
O Zerozero tem uma análise semanal detalhada deste campeonato, destacando jogadores e treinadores.

Olhando mais micro, existe algum desequilibro entre as series.
Temos series excessivamente competitivas e outras que são uma nulidade.

- Série B
A Série B é a mais agressiva. Os candidatos estão lá todos concentrados: Vizela, Fafe, Felgueiras e até o Trofense e Limianos.

- Equilíbrio na série C e G (Grande Porto e Grande Lisboa)
Já a serie C e G têm as equipas mais equilibradas, que são as do Grande Porto e Grande Lisboa, respetivamente. Gondomar e Salgueiros são os pesos pesados da primeira. MAs Pedras Rubras, Coimbrões, Cinfães e Amarante fazem força. ENquanto Real, Sintrense, Casa Pia, Loures e Torreense garantem o equilibrio da segunda.

- As equipas açorianas

Na séria E, a série dos pobres, em que as equipas estão todas niveladas por baixo, sobressaem as equipas açorianas. COm muita aposta na formação e no jogador açoriano, estão a dar cartas. Nesta série não é preciso ser bom para estar nos primerios lugares. Basta ser razoável.

- U. Leiria sem oposição e muito rica.
O dinheiro abunda em Leiria, pelo menos a avaliar o plantel que tem. Muitos jogadores vieram das ligas profissionais: Anilton Jr, Paiva, Pedro Moreira, Silveira, Bruno Simão, Bruno Gonzalez, João Vicente e Yontcha. A estes juntam-se mais uns quantos russos. Ora, na série em que está, naturalmente, não há nenhum clube com argumentos para fazer frente. A classificação é natural. O Leiria é o mais forte é o mais sério candidato à subida.

- Muitos jovens
Olhando para os planteis vê-se muita aposta nos jovens (quase todos os clubes têm ex-juniores nos seus planteis ou jovens provenientes dos escalões de formação das equipas da Liga). Vê-se muito talento que pode abastecer a Liga principal.

- Treinadores jovens, mas pouco conhecidos
Olhando para os treinadores, não vemos grandes nomes. Mais um exemplo da democracia desta prova onde há espaço para todos.

Sem comentários: