Ainda estamos a 26 de Dezembro de 2015, mas já e negoceia o Agosto de ... 2018.
O FC Porto cedeu por 457 M€ os direitos televisivos de 10 anos da equipa principal, a publicidade das camisolas, a exploração comercial do estádio e a exclusividade do Porto Canal.
Supera os números do Benfica, mas está muito em jogo.
Enquanto o Benfica tem o patrocínio da Fly Emirates, no Dragão começava-se a desesperar pelo facto de ninguém querer pagar pela publicidade das camisolas. Conseguiu-se a PT.
Os números são generosos, mas são muitas épocas e o clube pode estar a hipotecar o futuro por 12 épocas (resta saber se o contrato também tem as "opções" de renovação mais curtas que o Benfica).
Já o facto de ficar com a exclusividade do Porto Canal, para mim, enquanto cidadão é mau. O Porto Canal dá voz ao Norte do país e é muito mais que um instrumento de propaganda clubistica. Acho que a pluralidade ficou a perder. Mas sendo um canal privado, temos que compreender.
A fasquia está elevada e felizmente sem intromissões do Estado e da televisão pública. O mercado está a funcionar.
Aqui analisei os impactos do negócio da NOS com o Benfica. Hoje faz-se novo update.
- Sporting
Vai ser o terceiro a entrar na disputa e o negócio também a começar é em 2018. Os bancos devem andar a trabalhar forte e feio no sentido de garantir o negócio que lhes permite reaver o capital investido. Mas com a NOS no Benfica e a MEO no Porto, haverá espaço para a Sporting?
Existem valores de referência, é verdade! Urge começar a ganhar títulos e popularidade.
- Os outros clubes (mantenho o que escrevi)
Nesta guerra, os clubes mais pequenos, com poucos adeptos, sairão
claramente prejudicados. Quem vai querer pagar por um jogo das outras
equipas que não seja com os grandes ou um Guimarães-Braga? Os pequenos
têm de se unir e negociar os jogos em casa com os grandes em conjunto,
senão não vão conseguir nada.
- A 2ª Liga (mantenho o que escrevi)
A 2ª Liga vai perder toda a visibilidade: os operadores privados não vão
querer investir em jogos ao meio dia de domingo sem interesse. Não lhes
vai chegar dinheiro.
- O Papel da Liga
Até agora, não fez nada. Pedro Proença tem o rabo preso porque foi
apoiado por Joaquim Oliveira. Já o projeto de centralização dos direitos televisivos
ambicionado por Pedro Proença caiu. Na hora da verdade falou mais alto o
poder dos clubes grandes em decidir o que lhes dá jeito e a influência
dos bancos credores.
- E o consumidor?
Perde desde logo por não ter acesso ao Porto Canal, um dos canais mais plurais em Portugal e que dá voz ao Norte. Mas não se sabe onde irão ser, daqui a 3 anos, ser transmitidos os jogos do FC Porto. Ainda falta muito tempo e não se consegue comentar.
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