quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

TL - 1ª Jornada

[ACTUALIZADO]
A jornada 1 da 2ª fase de grupos da TL começou sem qualquer surpresa, até agora. Sporting e Benfica ganharam os seus jogos.
Ontem à noite em Guimarães, o Benfica venceu com justiça, embora um penalty contra não tivesse sido assinaldo. Katsouranis e Carlos Martins marcaram os golos. Aliás o grego continua regular como sempre habituou os adeptos, já o português marcou cinco meses depois o primeiro golo. Na defesa, Miguel Vítor esteve particularmente mal, tendo alguns falhanços comprometedores e na baliza continuam as dúvidas. Admiro Quique Flores pela coragem que tem em mexer na baliza. Mal um guarda redes erra, sai. Assim não dá azo a rótulos, como de "terceiro" guarda redes, etc. Ninguém tem o lugar fixo. Acho uma boa forma de motivação dos jogadores.
Quanto ao V. Guimarães, mais do mesmo. Cajuda fala, fala, fala, mas quando chega à hora da verdade, perde sempre os jogos com os grandes. A TL ainda pode ser um objectivo, mas tudo dependerá do que fizer contra Belenenses e Olhanense, para os quais é favorito.

Em Coimbra, Nacional e Académica empataram a 1. Nené continua a impressionar, pois marcou o golo do empate dos madeirenses.

Em P. Ferreira, o Paços ganhou ao Rio Ave ao cair do pano com um golo de Rui Miguel. Marcou primeiro por Anunciação e deixou-se empatar por Tarantini. Foi uma saída pela porta pequena da equipa técnica de João Eusébio. Aliás, os pacenses estão a fazer uma campanha discreta no campeonato, mas uma muito boa nas competições extra. Veja-se: está nos 1/4s final da TP e ganhou esta jornada da TL.

Logo joga o FC Porto, que face aos convocados não lhe atribuo favoritismo. O V. Setúbal, que vai jogar com os melhores, tem obrigação de ganhar. Quanto à rotatividade de Jesualdo, esta convocatória até parece para a Liga Intercalar, mas entendo-o. Este é o 1º jogo, em casa, vêm aí ciclos de jogos complicados e há dúvidas quanto a dispensas a dissipar.
O FC Porto levou a melhor sobre o detentor do troféu: V. Setúbal. Este com a melhor equipa perdeu 2-1 com um Porto de suplentes e com verdadeiras surpresas. O Vitória jogou, como se esperava, com a sua melhor equipa e o melhor que conseguiu foi um golo de penalti, convertido por Leandro Lima. Já o pior, para além da crise de resultados e exibições, foi um penalti não convertido e uma equipa muito amorfa. Já do FCP não se exigia muito. Bruno Vale deu o doce e Farias no sítio certo à hora certo já teve de cabecear para o golo. Na 2ª parte, Diogo Viana melhorou muito o ataque do FCP. Melhor estreia não podia ter acontecido: assistiu Rabiola no 2º golo e fez jogadas muito boas. Foi, para mim, o melhor em campo e é um dos jovens mais promissores do Porto. Quem também aproveitou a oportunidade foi Mariano González que esteve bem.

Sem comentários: