terça-feira, 6 de janeiro de 2009

LS - 13ª Jornada

A 13ª jornada foi de surpresas do topo ao fundo da tabela.

POSITIVO DA JORNADA

  • FC Porto. LÍDER. Está de regresso à liderança, superando a concorrência, Deu a volta e venceu num estádio muito dificil: a Choupana. Rodriguez (belissimo golo - ver vídeo), Hulk e Lucho marcaram os golos. Não foi uma exibição brilhante, antes uma vitória bem conseguida e coloca a equipa no topo.

  • Trofense. Uma surpresa. O último venceu o primeiro. A Trofa recebeu pela 1ª vez um grande para o campeonato e logo o líder, o Benfica. O estádio estava cheio e o treinador Manuel Tulipa bem avisou e alertou acerca das debilidades do Benfica. No domingo, Hélder Barbosa deu show, marcando o segundo e fazendo a assistência para o primeiro golo. O Trofense venceu o Benfica por 2-0 e deu um salto da tabela, largando o último lugar e passando para a 13ª posição.

  • Luís Filipe. O vimaranense foi peça fundamental para a vitória do V. Guimarães em Vila do Conde. Fez duas assitências e marcou um golo. O Vitória está a ter um excelente recuperação, afastando-se dos lugares de descida, estancando no meio do tabela.
  • Sp. Braga. Ganhou por 2-0 ao Belenenses com golos de C. Peixoto (o melhor em campo) e Meyong. Depois do Maritimo, ultrapassou o Nacional e está em 5º, com excelentes perspectivas para a próxima jornada. Com a apusa nas competições europeias, a equipa tem-se concentrado no campeonato, onde já leva 10 jogos sem perder e 6 sem sofrer, onde tem a melhor defesa do campeonato (apenas 5 golos sofridos). Nota para o pouvo público no AXA, que pode ser justificado com o horário inconveniente dos jogos.

NEGATIVO DA JORNADA

  • João Eusébio. Deixou de ser treiandor do Rio Ave, depois de ter perdido 2-4 em casa e ter deixado a equipa em 2º lugar. Sempre muito contestado, está ligado à descida do Rio há duas épocas e à subida o ano passado.
  • Benfica. Sofreu a 1ª derrota do campeonato, frente ao último e estreante Trofense. A exibição foi má e Bynia foi expulso. Depois da eliminação europeia e da Taça de Portugal, Quique está a ser contestado, mas parece-me exagerado. Rui Costa e Luís Filipe Vieira estiveram bem em admitir o fracasso e na responsabilzação do balneário.
  • Daúto Faquirá. Ele bem puxa pela equipa, mas esta não responde. Diz-se que o pior cego é aquele que não quer ver ...
  • Naval. 1 de Novembro de 2008 foi a última vitória da Naval, frente ao Porto. De lá para cá. não tem ganho. Esta semana comprometeu na Amadora
  • Belenenses. Depois da vitória importante na última jornda, caiu para último. Perdeu 2-0 e o guarda redes foi o melhor em campo. Está tudo dito.

1 comentário:

Anónimo disse...

grande trabalho neste blogue...
parabens e continua!