terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um "Lugar Cativo" que cativa pouco

Estava eu por estes dias a fazer zapping na rádio por volta das 14h30 e sintonizei o Rádio Clube Português e estava no ar o "Lugar Cativo". Após ouvir o programa algumas vezes, à tarde e à noite durante o mês de Janeiro, resolvi partilhar a minha opinião.

O programa da tarde conduzido pelo Fernando Correia e Carlos Dolbeth é das maiores aberrações da rádio portuguesa, uma coisa enfadonha, onde não se aprende, nem sequer se informa nada. Ouve-se dois indivíduos a conversar, parecendo uma conversa de café, onde me apetece perguntar muitas vezes o que é que eu tenho a haver com isso? Na verdade, numa rádio que se diz de informação, escutam-se conversas demasiado informais, pobres e, por vezes, disparatadas, onde os locutores, por vezes arrogantes, se promovem, não acrescentando nada de novo, que constituem, em suma, uma verdadeira perda de tempo ouvi-los.

Não sei porque razão tiraram o Via Porto, para colocar um programa desta qualidade. As audiências não deveriam justificar tudo ...
Porém, o programa tem duas edições. A da noite divide-se em 2 partes, uma em tamanho nacional, que é uma réplica da da tarde, e outra, a partir das 19h30. Este último programa pode-se considerar informativo, formativo, responsável, rigoroso, competente e profissional, onde ouvimos um jornalista, que dá o seu melhor, a apresentar as principais notícias desportivas do dia e uma discussão entre ele e um do Mais Futebol, muito mais interessante e construtiva do que a da tarde. Comparando uma e outra, as diferenças são abismais.

Não sou jornalista, nem sequer trabalho em rádio, mas ouvinte e por isso resolvi manifestar a minha opinião, não pretendendo desrespeitar nem ofender ninguém.

49 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Já tinha pensado sobre isso. É uma coisa sem jeito nenhum, cheio de conversas privadas. estes senhores estão a fazer rádio para eles. Dá mesmo a impressão que por vezes se esquecem que estão numa rádio. Parece um bando a uma mesa bem regada.

Concordo com tudo o que disse. Que desperdício de antena e de dinheiro.

Na mouche....

Anónimo disse...

O Rádio Clube quer afirmar-se como rádio de palavra, mas para funcionar é preciso que a palavra faça sentido e que desperte a atenção do ouvinte. Este RCP já deu provas suficientes que não consegue despertar interesse junto do público e as audiências confirmam isso mesmo.

Anónimo disse...

Quiseram combater a TSF e acabaram com a Rádio Nostalgia - que era uma rádio diferente, com grande sucesso e muito orientada para um público muito específico e fiel - e os resultados estão à vista. O Sr.Luís Osório já enterrou "A Capital". Agora está a fazer o mesmo ao RCP.

Anónimo disse...

Eu até nem acho o programa mau de todo. É diferente . Muito raramente ouço o RCP , mas estes 30min de " conversa de café " entre dois dos maiores nomes actuais da radio-desporto em Portugal , deixa-me bem disposta e informada.

Os comentários negativos que li neste blog , devem ser fruto de alguma azia - o programa é emitido logo a seguir ao almoço - originada pelas " piadas " dos locutores em questão , relativamente aos clubes dos senhores comentadores , ou não ?

Há imensas rádios , quem não gosta não ouve ,não é verdade ? No Porto , a frequencia do RCP são os 90.0. Ali bem perto há a RCM em 91.0 , quem sabe uma radio bem mais ao vosso gosto , digo eu...

Este programa é para mim um agradavel surpresa , num RCP que não me convence.

Anónimo disse...

"Leny disse...

Os comentários negativos que li neste blog , devem ser fruto de alguma azia - o programa é emitido logo a seguir ao almoço - originada pelas " piadas " dos locutores em questão , relativamente aos clubes dos senhores comentadores , ou não ? "

Um comentário negativo é fruto de azia?????

1 comentário negativo é isso mesmo e ponto final. Não vem do intestino mental de um qualquer comentador ou comentadora.

Anónimo disse...

Também partilho dessa opinião.
É uma rádio ainda em construção e programas desse género constituem passos atrás.
porém também tem bons programas tais como: Janela Aberta ou o programa informativo matinal.
Qto ao comentário sobre a RCM, penso que seja a Rádio clube de matosinhos, é uma rádio local e não percebo a pertinência dessa referência, mas quem a fez lá saberá.

Anónimo disse...

Esse Carlos DOlbeth não me merece grande consideração. ENviei-lhe um mail a protestar pelo facto de chamar outros colegas de profissão de "burros e imbecis", e o fulano respondeu-me isto:

"Fazes bem em não sintonizar,porque ficaria muito triste ao saber que estaria a trabalhar para uma besta como tu.
Repara que te estou a tratar por tu,como faço com o meu cão.
Suicida-te,imbecil"

Uma pérola!

Quanto ao programa, é mais do mesmo que já conhecíamos na Bancada central, mas agora após o almoço.

Anónimo disse...

Eu por acaso oiço o programa todos os dias e é só rir. O asunto é futebol.... farto estou eu de programas sérios sobre um assunto que de sério tem pouco. Quem não gosta do programa tem bom remédio, que mude de posto e oiça as mesmas coisas o dia todo.
A minha "Rádio musical" é a radar mas em termos de conteudos é o RCP.
Continuem...

Anónimo disse...

O Carlos Dolbeth é Senhor muito inteligente e polémico, mas o que ele diz é verdadeiro, doa a quem doer.

Ele poderia evitar alguma piadas, pois algumas são muito forçadas e não têm graça nenhuma.
Já agora aquela "masturbação verbal" em que quase todos os programas proclama que é um deus grego, alto, loiro, esbelto, já cansa!

Filipe disse...

Devo dizer que aprecio muito esta conversa de café entre os senhores Carlos Dolbeth e Fernando Correia. Penso que a informalidade desta conversa contribui bastante para esta minha opinião. E acho demais chamar-lhe de "aberração".

Resumindo, é um programa muito bom, e espero que continue para a próxima temporada.

Anónimo disse...

Quero acrescentar que o conceito do programa é muito bom. As conversas de café são realmente uma grande ideia.
O problema é a ignorância e estupidez daquela besta alta e loura como se intitula o animal. Se não fosse o padrinho Fernando Correia nem a lavar escadas tinha emprego.

Vasco disse...

Mais um que se junta ao grupo dos que não apreciam o senhor jornalista(?) Carlos .... Aqui deixo o meu comentário enviado ao tal senhor quando ouvi que ia de férias:
- Se é que há uma votação tipo "VAi" / "FICA", eu serei daqueles que votarão "Bye, bye, bai e num boltes".
Lamento que o senhor aborde temas sérios com linguagem que EU considero desbragada e pouco digna de um jornalista que fala na rádio.
Uma vez disse que "aqueles que não gostam de me ouvir e continuam a ouvir ou são imbecis ou são masoquistas".
eu devo ser metade de cada. Algumas vezes tenho mudado de sintonia quando ultrapassa, na minha opinião, os limites do bom senso, outras sou preguiçoso demais para mexer nos botões e continuo a ouvir o programa, tomando isso como um exercício de crítica e análise do que é razoável ou não. Felizmente o sr. Fernando Correia tem a capacidade de tentar equilibrar o seu tom.-

Fiquei "agarrado" à sintonização da Rádio Nostalgia porque gostava música que lá passava, e estou sempre à espera que regresse. Se alguém souber de uma rádio semelhante, diga, por favor. Descobri há pouco tempo que o RCP passa música de qualidade à noite. Da restante programação, sigo com interesse os temas da manhã. De tarde, a pirosice da "Rosa Chique" e, normalmente, a repetição dos temas da manhã, com comentários mais que óbvios dos condutores do programa e algum "tendenciosismo".
Aos anónimos, seria "simpático" que se identificassem.

Anónimo disse...

Realmente é um programa muito desinspirador. Apesar do Sr. Dolbeth de vez em quando fazer umas críticas acertadas, quando ele parte para a arrogância, torna-se insuportável. Só dá vontade de mudar de estação!

Anónimo disse...

A intenção é mesmo essa… uma conversa de café.
Quem não gosta, não oiça, porque tanto o Carlos Dolbeth e o Fernando Correia, são excelentes profissionais e a maior parte dos ouvintes gosta de os ouvir e aprecia-os. Pois muito possivelmente eles são dos melhores profissionais na área e vai na volta tantos comentários a deitar o Sr. Dolbeth a baixo são pura inveja.

Carlos não Dolberth disse...

Pois é!
Eu gosto muito de animais e tenho imensa pena do cão do "sr." Carlos Dolberth.
Na verdade tenho ainda mais pena do dono do cão do "sr." Carlos Dolberth. Deve ser tristíssimo ser assim.
Se por um qualquer acaso ou até por castigo divino, eu apanhar uma "dolberthite", mesmo que não muito aguda, prefiro morrer. Aliás, morreria de vergonha concerteza.
PS: já sei que também sou imbecil... ...

Anónimo disse...

A inveja é um sentimento mto feio . . . .aqueles dois SENHORES parcebem . . . .aquilo sim . . .agora aí os comentarios de cima sao so dor de cotevelo . . pois gostavam de possuir tantta coragem pa dizer o que alguns COBARDES nao tem . . . . . ..aqui fica o meu comment . . .e a minha opiniao . . . ***

Unknown disse...

o fernando correia ainda percebe e bastante.. agora o seu comparsa, com ares de engraçadinho e sempre com piadas a despropósito e que, de piada, nada têm enerva qualquer um.
Algo se deve passar no RCP ,para que o FC tenha que pactuar e partilhar um espaço com aquele senhor que so exala brejeirice bacoca e ciumes mal disfarçados dos novos comentadores.

So me faz pena uma estaçao com o passado do RCP dar antena a tal arremedo de radialista.
Viva o botao do tuning!!

Assina: Joao Pedro Dias Silva, adepto do futebol, socio do Belem ha 40 anos e amante da boa radio e dos bons jornalistas

Anónimo disse...

Não percebo porquê tanto comentário. Por acaso alguem ouve ou comenta a Antena 2 que passa música clássica?? Não...e porquê? porque ninguem ouve. Logo, se não gostam do lugar cativo, mudem de estação. Se ouvem, é porque gostam...

Unknown disse...

O comentario do sr. anónimo tem alguma razao de ser, embora feda a intelectualite aguda. Saiba, ou relembre, que essa coisa de mudar de canal ou de estaçao, nao é mais que uma panaceia espúria para nao termos que falar mal do que mal está.
Se gostasse minimamente do fenómeno RADIO, entenderia o porque de "tantos comentários". Agora, se nao gosta ou nao sabe gostar, nunca entenderá..

Pedro

Anónimo disse...

O Carlos Dolberth irrita por alguns (poucos) motivos. O principal é provavlemente por não estar confinado às "verdades e vontades instituídas" e isso pode ser tão, mas tão irritante para alguns...paciência...é uma rádio privada...também me irrito com comentadores lambe botas...e mudo de canal...

Anónimo disse...

Boas,
Eu sou ouvinte do Lugar Cativo e "passei" por este blog e li os comentarios e devo dizer que, na minha modesta opinião, o programa é BOM, os locutores cumprem e bem o propósito do programa.
Quem não gosta, muda de emissora (emissoras há muitas..), e para se saber, se gostam ou não do programa escusam ouvir todos os dias em dose dupla, este é um programa que ou se gosta ou não se gosta. (Jesus que foi Jesus não agradou a todos).
E disserem que o Sr. Carlos Dolbeth, disse isto ou aquilo para os vossos e-mails em resposta aos vossos e-mails(q não vejo publicados o que voces escreveram), não me parece que seja de todo pertinente visto não ser fidedigno....
Cumprimentos
Bruno (brunogodo@hotmail.com)

Unknown disse...

SO PARA ILUSTRAR A INCOMPETENCIA E DESCONHECIMENTO DO SR. CARLOS, TENHAM TODOS EM CONTA QUE ELE CRITICOU O HUGO ALMEIDA POR ESTAR A DAR INFORMAÇOES, SOBRE O NACIONAL DA MADEIRA, AO WERDEN BREMEN, SEM SEQUER SABER QUE ESTA É A EQUIPA ONDE ELE JOGA.
PARA VARIAR, ARMOU SE EM ENGRAÇADINHO E FOI MAIS UM PEDAÇO DE PESSIMO JORNALISMO E DE MAU GOSTO SEM TAMANHO.
SO POR CONSIDERAÇAO AO F.CORREIA,OPOSTO EM TUDO AO SR. CARLOS, AINDA OUÇO BOCADINHOS DESTE PROGRAMA.

kumkaneco disse...

Discordo inteiramente das opiniões emitidas quer no post quer nos comentários acerca do sr. Carlos Dolbeth.
Ele pode ter um estilo que não agrade a toda a gente e percebo isso, mas alguns comentários aqui feitos vão para além desse sentimento. Dá claramente a ideia que há indivíduos que não gostam que ele diga as coisas que diz, porque talvez sejam verdades incómodas que mais ninguém tem vontade ou coragem de dizer. O homem não tem nada a perder nem quer saber dos poderes ocultos que por aí andam a formatar e a condicionar a sociedade e os seus cidadãos. Deve ser por isso que ele tem muita gente que não gosta dele e que o tem criticado de uma forma demasiadamente áspera. Aliás é essa crítica exacerbada e muito empolada que denuncia as verdadeiras razões dessa gente. Vê-se claramente que não é apenas uma mera questão de forma ou estilo.

João André Ribeiro Antunes disse...

Voces sabem o que é desporto??? Se pensam que sabem é melhor não confiarem em voces proprios... Aberrações são voces, so de terem nascido! Aprendam com pessoas que sabem, e o Sr. Carlos Dolbeth é um dos poucos que ainda sabe.
Não gostam não ouvem, não falem é mal de pessoas tão profissionais.

João André Antunes disse...

'Voces' é que deveriam ter vegonha de voces mesmos. Não gostam não ouvem!
E não chateiem os profissionais, que se forem a ver a vossa profissão e o vosso profissionalismo é muito mais abaixo.
E já agora bem que podiam das 'a cara'... Ja que são tao acima dos outros!
Vão mas é passear! Matem-se voces que falam mal dos profissionais! Mandem-se ao poço, pah!

Anónimo disse...

voces sao mesmo imbecis,o Carlos Dolbeth tem razao, com portugueses destes pobres diabos ... ta la alguem ... nao massa castanha so pensam com a cabeça dos outros .. assim vai o país que nao tem culpa nenhuma, tirem as palas

Anónimo disse...

estou 100% em desacordo. Alias, cheguei a este blogue, precisamente a tentar perceber o que se passou com o Carlos Dolbeth, que não tem feito o lgar cativo ultimamente.

Cláudio Serra disse...

Eu também gostaria de saber o que aconteceu para que o Carlos Dolbeth tenha desaparecido do Lugar Cativo.
Será mais um exemplo da tão badalada asfixia democrática? Estava a ser incómodo para alguém?
Alguém sabe o que se passou?

Anónimo disse...

Sou mais um aqui a tentar descobrir o que lhe aconteceu...ja deve estar em Angola, ele sempre disse tinha lá a porta aberta.


...depois ninguem sabem explicar o porquê de Portugal descer 30 lugares num ranking qualquer de liberdade de imprensa

Anónimo disse...

Curioso, muito curioso.
Quando o programa estava no ar, era só comentários contra o Sr. Carlos Dolbeth.
Agora, que já não está, virou santo. Decidam-se

Anónimo disse...

Não há mistério, não votaram novamente nele?!!. Na TVI foi o mesmo.

L. Alecrim disse...

Será que deixámos de ouvir os relatos do Carlos Dolbeth? Será que o mais directo sucessor do estilo único(visão/emoção)de relator desportivo, iniciado há muitos anos por Amadeu José de Freitas e depois continuado por J. Perestrelo, foi saneado?Vamos passar a ouvir relatos mais ou menos sensaborões(realizados por profissionais alinhados e domesticados)e deixar de "ver" jogos de futebol pela rádio.Os comentários jocosos do Carlos faziam parte do espectáculo radiofónico. Era como se estivessemos a ver o jogo, no estádio, com um grupo de amigos. Os cegos (invisuais mesmo) e os verdadeiros amantes das transmissões radiofónicos do futebol espectáculo (os que perferem ouvir um bom relato a ver uma transmissão na TV)não deixarão de lamentar esta perda. O futebol no RCP já não voltará a ser o mesmo.

Anónimo disse...

o homem voltou aos relatos, podem voltar os criticos!!!

No entanto algo se passou, uma vez o Fernando puxou por ele com uma conversa que os ouvintes mereciam uma explicação/despedida ouqualquer coisa do tipo, mas ele desconversou e a coisa morreu por ali, até á semana seguinte em que desapareceu. ás tantas andou metido em hospitais e nós a fazermos o filme que tinha sido despedido.

Enfim, ainda bem que voltou!

Anónimo disse...

Claro que vc tem razão!

Só deveriam ser permitidos rádio e programas anti-Benfica!

O Via Porto é q era bom...

Anónimo disse...

O UNICO LUGAR CTIVO NO FUTEBOL PORTUGUES É O DE PRESIDENTE DO F.C.PORTO. POBRE DOL BETY...

Anónimo disse...

Agr vejam la é o que se passa com o senhor Carlos, em vez de andarem a falar mal de quem não devem...

Desportubol disse...

O Lugar Cativo do Rádio Clube Português vai acabar.
Há um ano e meio publicamos este post onde manifestávamos uma opinião discordante com a postura do programa. De lá para cá, recebemos 36 comentários. A maioria partilhava da nossa opinião. Hoje, o tempo veio dar-nos razão. A rádio que o emitia, vai acabar devido ao fracasso do projecto. Lamentamos, porém, os 36 jornalistas que irão ser despedidos.

vigilante disse...

O RCP despediu 36 funcionários?
O Camilo tem agora a oportunidade de saber o que é ir receber do Fundo de Desemprego (que ele tanto abomina)e vender as acções na Telecom para poder sobreviver.A "minha" RTP devia fazer o mesmo com tão prolixo comentador.
"Pimenta no rabo dos outros, é refresco" (ditado popular)

Anónimo disse...

O Camilo Lourenço para além de "tachos" no RCP, na RTP, ainda comenta no Jornal de Negócio e nas Tardes da Júlio. Creio que tb faz parte de uma consultora, mas n tenho a certeza

Anónimo disse...

Voces nao lamentam nada... andam ai a falar mal deles, agr "lamentam"... epa fechem este blog, pa.
O Sr. Carlos Dolbeth pode deixar-nos e ir para África onde é bastante admirado e aqui, no seu pais, andam a falar mal dele...
Ele sempre defendeu o futebol.
Grande abraço aos que concordam comigo e ao Sr. Carlos D.
Cumprimentos,
Antunes

Anónimo disse...

para quem gosta de desporto e uma pena o lugar cativo ter acabado, tinha dois senhores do desporto um talvez com mais conhecimento em portugal de todos os jornalistas e outro com muito conhecimento e sem palavras na boca, devo dizer k nao perdia um unico programa so mesmo quando nao podia. a todos os k estao a dizer mal so posso dizer mudacem de posto, ate sempre sr,fernando e sr.carlos.d

Anónimo disse...

bem mais uma vez tenho deixar o meu comentario. meus caros so tenho a dizer se nao gostavam mudavam de posto.mas para quem gosta de desporto e ouvir quem sabe tinhamos dois grandes jornalistas.. eu nao perdia uma ediçao do lugar cativo, com muita pena acabou, mas com muita satisfaçao podemoos voltar a ouvir os relatos do carlos, e espero ainda poder ouvir os relatos do fernando correia
mas nao poderia deixar de dizer so nao aprende nada com estes dois senhores do desporto quem e muito burro mesmo,,,

João Pedro disse...

se os senhores nao sabem aperciar futebol ou sao daqueles que gosta de batotas num jogo de futebol é logico que nao gostem disto!!!! AGORA ESTAREM A FALAR MAL DE 2 GRANDES NOMES !! VAIAM PARA A ME***

:(

Anónimo disse...

Séra q estes senhores q postam aqui nao percebem q este dois jornalista fazia parte duma radio q era um verdadeiro luxo de radio.
É pena q nao existam mais como eles a fazerem programas q onde falam de tudo e todos.
Carlos e Fernando o melhor dos melhores
Sergio Matos

francisco disse...

de invejosos cobardes anda o mundo cheio..tenham vergonha meninos da mama..querem o que???relato ou conversa tipo parlamento??ou querem comentadores com deficiência na fala?que dizem bóga na águia,em vez de bola na area??querem o que??jornalistas pagos para lamber alguns jogadores de mrda??não gostam de ouvir as verdades?continuem a ver novelas..sr dolbeth e sr correia ficava mto feliz se vcs voltassem aos relatos e as conversas..nao liguem aos anónimos..devem ser os tais jornaleiros com o curso tirado ao domingo.não gostam não ouvem..é por isso que este pais será sempre uma fachada,,onde os Dolbeths e as moura Guedes não tem lugar..se eles fossem pessoas de festas e de revista cor-de-rosa,aí já eram os melhores do mundo...quem nao gosta destes dois jornalistas que vá andando,,e continue na farsa de alguns aldrabões.

Anónimo disse...

Carlos Dolbeth e Fernando Correia estão em plena forma na CNR cadeia nacional de rádios.

Anónimo disse...

O Fernando Correi esteve de volta ontem, em grande forma, na TVI, a relatar o jogo do Sp. Braga.

Unknown disse...

Onde andam esses meus amigos de viagem?
Gostava de saber onde eles fazem os seu grandes programa fantasticos?

Anónimo disse...

Olá Jorge.

Ouvi dizer que o Fernando Correia tem um programa do género na Rádio Amália.
Além disso faz os relatos da Champions na TVI.

Abraço